Durante ato no Paço Municipal, prefeito Marcelo ressalta fase de grandes investimentos e geração de novos empregos na cidade
Fotógrafo: João Carlos
03/10/2014 - 02h35
Cidade
Na manhã dessa quinta-feira (2), no sexto andar do Paço Municipal, o prefeito Marcelo Barbieri sacramentou o processo de doação de áreas a duas empresas e concedeu a permissão de uso a uma terceira, o que possibilitará a expansão e a consequente geração de mais emprego e renda em Araraquara.
Durante o ato, o prefeito Marcelo ressaltou a fase de “grandes investimentos vivida atualmente por Araraquara”. Como exemplo, ele citou a instalação na cidade de novas empresas como a Randon, a Capgemini, a Infosys e a GVT, e a expansão do Shopping Jaraguá, que duplicará o seu tamanho até março de 2015.
“Por isso é importante a cessão das áreas, que possibilitam novas instalações e o crescimento da produção das empresas, gerando novos empregos na cidade”, enfatizou Marcelo.
O prefeito ressaltou o trabalho do secretário municipal Antonio Martins (Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável), que assumiu a Pasta em 2013 e implantou o Grupo Executivo, que tem a finalidade de incentivar a economia local e dar transparência no processo de doação de áreas. É formado por membros do governo e da sociedade civil, como vereadores e representantes da UNESP, CIESP, SENAI, Acia e diversos sindicatos.
Uma das contempladas com a doação foi a Multiaços Indústria e Comércio de Produtos Técnicos Ltda, que obteve uma área de 74.793 m², localizada na Chácara Água Branca. A empresa atua no mercado de distribuição de produtos siderúrgicos e na comercialização e industrialização de aços.
A Henrimar Indústria e Comércio Ltda, que produz e comercializa piscinas de fibra, obteve área de 50 mil m², na Chácara Água Branca e Chácara Maria Tereza, o que permitirá a transferência de sua produção, de Américo Brasiliense para Araraquara.
Já a indústria de alumínio Ouro Branco Ltda foi contemplada com a permissão de uso de uma área de 1.971 m², na Fazenda Água Branca. A empresa fabrica artigos para uso doméstico, como garrafas de alumínio, inclusive para o mercado externo.
Crescimento
De acordo com um dos proprietários da Multiaços, Cláudio Moura, com a expansão a partir da área obtida, a empresa pretende ampliar a produção em Araraquara e, com isso, contratar mais funcionários.
O proprietário da Henrimar, Marco Padovani, disse que a expectativa é de um crescimento de 30% na produção na nova área, inclusive no número de empregados, hoje em torno de 130.
João Alexandre Zanoni, dono da Ouro Branco, destaca a importância de atuar em sede própria, o que possibilitará um crescimento de até 50% na produção e também nos postos de trabalho.
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, Antonio Martins, os esforços do prefeito Marcelo têm possibilitado o incremento de novas empresas em Araraquara, “principalmente nos setores de metal-mecânica, TI (tecnologia da informação) e logística”.
O vereador e presidente da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Araraquara), Renato Haddad, também enalteceu as ações do governo do prefeito Marcelo, que “potencializam a instalação de mais empresas na cidade, hoje já destacada pelos seus importantes corredores comerciais”.
Também participaram da solenidade o secretário municipal de Governo e Administração, Delorges Mano e os empresários Henrique Padovani e Ernesto Guimarães, e Regina Luisa Bruno e Ricardo Brondi, respectivamente gerente-administrativa e gestor de projetos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável.