Feio: TV Globo camufla passado de Chay Suede

Autor: Fabio Maksymczuk
Fonte: http://fabiotv.zip.net/ 31/07/2014 - 03h31

Um fato pitoresco acontece na programação da TV Globo. Chay Suede colhe os louros pelo bom desempenho em “Império”. O rapaz interpretou a fase jovem do protagonista José Alfredo na nova novela das nove e conquistou a simpatia dos telespectadores. 

Por isso mesmo, o canal platinado explora o ator em diferentes programas. Porém, com um grande detalhe: camufla o passado recordiano do moço. Na última quinta-feira (24/07), Chay participou do “Vídeo Show”. A “pseudo-repórter”  Pathy Dejesus indagou a carreira artística. “Como ator, é a sua estreia, né?”. “É! Uma estreia muito importante”, respondeu sem receio. 

Já neste domingo (27/07), “Fantástico” entrevistou o ator e mostrou os testes do rapaz para a novela “Império”. A revista eletrônica mostrou cenas do jovem cercado por fãs em um shopping. A repórter, então, questionou se ele preferia ser um solteiro famoso ou anônimo.  A edição tentou crer que ele seria uma revelação da TV Globo. E que não era famoso, antes da estreia de “Império”. 

Que feio! Chay foi um dos protagonistas de “Rebelde”, novela recente da Rede Record. Arrebatou uma legião de fãs. O moço foi descoberto em “Ídolos”, comandado por Rodrigo Faro, na emissora da Barra Funda. Aliás, defendemos, neste espaço, a vitória do artista. 

Chay embarca nesta onda. Triste. É só verificar a sua reação nestas entrevistas. Já a Globo tenta borrar o passado artístico. O telespectador não é bobo. Nas redes sociais, o espanto e a indignação são frequentes com tal fato.    

Alguns profissionais, por incrível que pareça, acreditam que somente a TV Globo produz novelas. SBT e Record fariam outra coisa. Vamos lembrar algumas “estrelas” que chamaram a atenção em outras emissoras e, posteriormente, desembarcaram nos domínios da família Marinho:  Regiane Alves, em Fascinação (SBT); Mariana Ximenes, também em Fascinação (SBT); Bruno Gagliasso e Debora Falabella , em Chiquititas (SBT), Ana Paula Arósio, em “Éramos Seis” (SBT), Caio Blat e Fernanda Souza, ambos na TV Cultura e depois no SBT, Tais Araújo e Giovanna Antonelli (como atriz), em Xica da Silva (Rede Manchete);  entre tantos outros exemplos. 

A TV Globo tem uma escola de atores, além de “Malhação”, que tem o objetivo de “lapidar” as promessas, mas busca outros profissionais trabalhados pelas “coirmãs”.  O triste é constatar que muitas “estrelas” começam a contar sua trajetória profissional a partir da Globo.