Bailarinos do México e da Irlanda apresentam “Fit Misfit” no Teatro Municipal (02)

“Fit Misfit” coloca frente a frente a necessidade de pertencer a algo e o senso de individualidade

Fotógrafo: João Carlos
30/04/2014 - 02h12

Fit Misfit

Dando continuidade à programação do FIDESP - Fórum Internacional de Dança de São Paulo, Araraquara recebe na sexta-feira, 02 de maio, o espetáculo “Fit Misfit”, às 20 horas, no Teatro Municipal, com bailarinos da Cia. Lux Boreal (México) e da Iseli-Chiodi Dance Company (Irlanda). Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação.

Fit Misfit é uma coprodução entre Lux Boreal (México) e Iseli-Chiodi Dance Company (Irlanda). O espetáculo apresenta quatro bailarinos e um espaço para compartilhar. São quatro personagens que negociam seu lugar para chegarem de alguma maneira - entre concessões e resistência – a acordos, sem terem necessariamente um ponto em comum.

Imersos num ambiente musical do Spaghetti Western, desenrola-se um consenso cômico entre o patético e o entusiástico, resultante mais de combinações aleatórias e interações arquetípicas do que de decisões sensatas. Ajustam-se, encontram seus lugares em um toque de confiança, em uma sensação de integração, nem sempre com êxito.

Em uma paródia de si mesmos, os intérpretes se dão a tarefa de resolver serem o que não são, e de acordo com esta naturalidade, supostamente se tornam em algo para satisfazer às aspirações do grupo.

A programação do FIDESP se encerra no sábado (03), com quatro apresentações na Praça Scalamandré Sobrinho, localizada em frente à Arena da Fonte, às 18 horas. Participam da programação: BBoy Ticko, de Votuporanga, com “Hip Hop na Mala”; Zilda Arali e Júlio César, respectivamente de S. José do Rio Preto e Araraquara, com “Tributo”; a Cia Lúdica de Artes, de S. José do Rio Preto, com “Duo Desapego e Violão”; e os argentinos da Cia. Blick, com “Te Bailo”.

O FIDESP tem o patrocínio da Caixa e Ministério da Cultura, por meio do Edital Funarte para Realização de Encontros, Seminários, Mostras, Feiras e Festivais, além do apoio da Prefeitura de Araraquara (Secretaria municipal da Cultura e Fundart).

 

  1. - A Iseli-Chiodi Dance Company foi fundada por Alexandre Iseli e Jasmin Chiodi, em Tipperary, na Irlanda, em 2008. A Cia. desenvolve um trabalho onde a simplicidade, a sensibilidade e a fragilidade da fisicalidade humana são protagonistas no encontro com o público em seus trabalhos coreográficos.

Iseli-Chiodi tem apresentado seus trabalhos em importantes festivais e teatros na Irlanda, Coreia, Venezuela, México, USA, Rússia e França. A Cia. foi fundada graças ao apoio do Arts Council da Irlanda, Tipperary Excel Arts Centre e South Tipperary County Council.

Já a Cia. Lux Boreal foi fundada em 2002, o círculo cênico Lux Boreal é formado por coreógrafos e bailarinos de diversas cidades do país que se encontram através da dança e desenvolvem uma linguagem para expressar uma versão da realidade através da arte. Composta por 10 integrantes, mais colaboradores e convidados, Lux Boreal é parte de um movimento artístico binacional que reside na fronteira de Tijuana (México) e San Diego (USA), o que contribui e fortalece para a criação de vínculos entre as comunidades artísticas e diferentes tipos de plateias.

Em 2009 a Lux Boreal foi indicada pela revista Dance Magazine como um dos 25 espetáculos para ser assistido. Por seu desempenho dentro da cena artística nacional, conta com o apoio do Fondo Nacional para la Cultura y las Artes através do Programa México en Escena, desde o ano de 2007.

O grupo também tem o apoio do Instituto de Cultura del Gobierno del Estado de Baja California e do Instituto Municipal de Arte y Cultura de Tijuana.

 

Ficha Técnica:

Intérpretes criadores: Ángel Arámbula, Jazmin Chiodi, Raúl Navarro e Humberto Vega

Direção artística e concepção: Jazmin Chiodi y Alexandre Iseli (em colaboração com os intérpretes)

Música original: Horsemen Pass (Ross Gillanders y Daniel Valle)

Desenho de luz: Henry Torres

Classificação indicativa: livre

 

SERVIÇO:

FIDESP - Fórum Internacional de Dança de SP

“Fit Misfit” - Cia. Lux Boreal (México) e Iseli-Chiodi Dance Company (Irlanda)

Data: sexta-feira (02 de maio)

Horário: 20 horas

Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/nº - Fonte Luminosa)

 

Grátis – os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação