Pesquisa internacional coloca Araraquara em 14º lugar entre os melhores do Brasil em IDHM e em 7º no Estado de SP
Fotógrafo: Sergio Pierri
30/07/2013 - 03h07
Investimentos na área social, principalmente em saúde e educação, entre outros setores, e a grande geração de emprego e renda, colocam Araraquara em posição de destaque no Brasil em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).
Divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) intitulado "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013", o IDMH pesquisado pela ONU mostra Araraquara em 14º lugar em âmbito nacional e em 7º no Estado de São Paulo.
Conforme apontam os números, a colocação positiva de Araraquara se dá principalmente nos itens Longevidade, com índice 0,877; Renda, 0,788; e Educação, 0,782. Os números são auferidos pela pesquisa internacional em uma escala que vai de zero a 1.
Em relação específica ao iten Educação, os números da pesquisa são ainda mais positivos, já que Araraquara ocupa a 5ª colocação no Estado e a 7ª no Brasil. Contribuem para os bons índices a diminuição da evasão escolar no município e a redução no número de analfabetos adultos.
Segundo o prefeito Marcelo Barbieri, a educação infantil é hoje parte essencial do desenvolvimento do País. “Por isso, Araraquara tem orgulho de ter uma das maiores e melhores redes de educação infantil do Brasil”, acrescenta o prefeito. A política municipal de construção de creches é fator positivo para diminuir a evasão escolar nos primeiros anos do ensino fundamental.
Investimentos
Neste mesmo período, foram entregues seis novos CERs (Centros de Educação e Recreação) pelo prefeito Marcelo e outros dois estão em fase de construção o município. Além disso, ainda foram reformadas e ampliadas mais de 30 creches, incluindo Emefs, ou escolas municipais de Ensino fundamental.
E nesta segunda (29), o prefeito Marcelo assinou, em São Paulo, um convênio para a construção de mais cinco novas creches em Araraquara. A Prefeitura foi contemplada pelo Programa Creche-Escola do governo paulista e o convênio foi firmado no Palácio dos Bandeirantes, em solenidade que contou com a presença do próprio governador Geraldo Alckmin.
Sobre a questão da Longevidade, outro destaque de Araraquara em IDHM, Marcelo destaca as ações da Prefeitura no setor, como o programa Saúde na Praça, praças dos idosos, e a entrega do Recanto Feliz, espaço construído em parceria com o governo federal que destinou moradias para idosos.
A Prefeitura está construindo também o Centro Dia do Idoso, no bairro do Carmo, que permitirá atendimento médico e atividades de lazer durante o dia para a terceira idade, e a Vila Dignidade, no bairro Cecap, que, em parceria com o Estado, destinará moradias para idosos.
Também existe em Araraquara o Centro de Referência do Idoso (Cria), com programas de orientações e encaminhamentos para tratamento de saúde de idosos.
Mais renda
Em relação à geração de novos postos de trabalho, que também colocam o município em destaque no IDHM da ONU, o prefeito ressalta o grande momento econômico de Araraquara, que favorece a instalação de novas empresas. Segundo Marcelo, somente nos últimos quatro anos, Araraquara gerou mais de 14 mil empregos.
Com o apoio da Prefeitura, várias empresas anunciaram investimentos em Araraquara nos últimos anos, entre elas a Randon, que vai fabricar vagões e semirreboques para o setor sucroalcooleiro, e a JBF, que vai fornecer garrafas PET recicláveis para a Coca-Cola.