Força e a ancestralidade do Maracatu ganham três dias de programação gratuita

Cidade se transforma em território de resistência, alegria e encontros, reunindo mestres, mestras, grupos e artistas de diferentes partes do país

Fotógrafo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
04/11/2025 - 00h47

É com o coração batendo no ritmo do tambor que Araraquara se prepara para viver a 2ª Semana do Maracatu, de 7 a 9 de novembro, em uma grande celebração da cultura popular brasileira. Durante três dias, a cidade se transforma em um território de resistência, alegria e encontros, reunindo mestres, mestras, grupos e artistas de diferentes partes do país. A programação é gratuita, aberta ao público de todas as idades.

A 2ª Semana do Maracatu em Araraquara tem a realização e a curadoria da Associação Cultural Maracatu Sementes Crioulas, com apoio do Sesc Araraquara, da Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, além da banda Gabirú Elétrico, da Nação Leão da Campina e do Abassá Kaiangu Kia Itembú.

As atividades começam na sexta-feira (7), às 20h, no Sesc Araraquara, com o show de abertura “Coco de Besouro Mangangá”, grupo pernambucano de Recife que traz para o palco a força dos tambores e o canto das tradições afro-brasileiras.

No sábado (8), o Quilombo Rosa será o palco principal das vivências formativas, começando às 9h com a oficina de percussão ministrada por Éder “O” Rocha, da Nação Estrela Brilhante do Recife. Às 14h, o público poderá participar da oficina de percussão com Mestre Hugo Leonardo, da Nação Leão da Campina, e da oficina de Agbê conduzida pela Sub-Mestra Nataly Valverde. É solicitado ao participante que possuir instrumento, leva-lo. À noite, o espaço ganha ainda mais energia com a Noite Cultural, no estacionamento do Quilombo Rosa, a partir das 19h, com microfone aberto “Cuscuz com Coco” e, às 21h, o show da banda “Gabirú Elétrico”, em clima de manguebeat.

O domingo (9) começa às 10h, no Palacete das Rosas, com a oficina de dança de Mestre Maurício - Baiana Rica, da Nação Estrela Brilhante do Recife (levar saia rodada, de preferência longa). Às 14h, no Sesc Araraquara, acontece a oficina de percussão com os grupos Baque Atitude (São Paulo) e Sementes Crioulas (Araraquara), seguida pela roda de conversa “Maracatus no Brasil: Nações, Grupos e Afiliações”, reunindo grandes nomes como Mestre Hugo, Éder “O” Rocha, Mestre Maurício, Sub-Mestre Ajenbê e Sub-Mestra Nataly Valverde.

O encerramento conta com o cortejo de Maracatu saindo do Sesc rumo à Praça da Igreja do Carmo, às 17h, sob a regência de Mestre Hugo e Éder “O” Rocha, e com o corpo de dança de Mestre Maurício - Baiana Rica. Será um momento de celebração, onde os tambores anunciam a união e a ancestralidade que ecoam nas ruas da Morada do Sol.

Além da programação artística e formativa, a Semana do Maracatu oferece alojamento gratuito, para participantes de outras cidades, reforçando o espírito comunitário e acolhedor do evento. As informações para inscrições e alojamento estão disponíveis no link https://forms.gle/UwFcrD9crqmb7EVKA e pelo Instagram @semanadomaracatu .

Galeria de Fotos