Outubro com literatura, música e encontros em Araraquara e região no Esquenta FliSol

Programação gratuita antecede a programação oficial da Festa Literária da Morada do Sol que será realizada entre os dias 3 e 9 de novembro

Fotógrafo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
15/10/2025 - 20h01

O mês de outubro chegou com uma intensa programação literária em Araraquara e cidades vizinhas, marcada pelas ações do “Esquenta FliSol”, iniciativa que antecipa a 4ª edição da Festa Literária da Morada do Sol. Reunindo escritores, artistas, professores e leitores de todas as idades, o projeto espalha literatura por escolas, universidades, praças e espaços culturais ao longo de todo o mês, promovendo a leitura como um gesto coletivo e transformador.

As atividades vêm acontecendo desde a primeira semana de outubro e começaram com a imersão na obra de Itamar Vieira Junior, conduzida pela professora Silvani Silva, que vem percorrendo instituições de ensino e grupos de leitura, estimulando reflexões sobre o autor de “Torto Arado” e sua relevância na literatura contemporânea. Participam: Escola Estadual Bento de Abreu, SESI Araraquara, IFSP- Matão/ Clube do Livro Umbutu, Objetivo Araraquara e COC Araraquara. Entre as ações, a palestra sobre Itamar Vieira Junior também integra a Semana de Pedagogia da Unesp, no dia 14, com mediação da professora Vanessa Ventura, às 14h, no Anfiteatro A da FCL.

Outras frentes do “Esquenta” aproximam o público de experiências múltiplas com a palavra. No Sesc Araraquara, no dia 21 (8h e 9h30), acontecem as mediações interpretativas do livro “Chupim”. No dia 11, o “Piquenique no Jardim do Sol” levou a leitura para o ar livre, com a mediação de Cidinha Pardine e a participação da Creche Azul, em um encontro que misturou literatura e convivência comunitária. Já no dia 12, a Rolêfeira na Praça do Faveral abrigou uma banca de exposição e troca de livros com a autora Dani Raphael.

As discussões sobre escrita, corpo e experiência feminina ganham destaque com a presença da atriz, escritora e diretora Ariane Porto, que lança o livro “Células em Jogo” e exibe o documentário “Mama Minha”. Na segunda (13) foi no IFSP Araraquara e, hoje (14) na Uniara, às 19h. e no encontro especial no Sicoob Araraquara, promovido pelo Comitê Mulher, em alusão ao Outubro Rosa.

A formação de leitores também é tema central da agenda, com o projeto “Flisolzinha: Conhecendo a Biblioteca”, que recebe turmas infantis para vivências literárias na Biblioteca Municipal Mário de Andrade nos dias 14 e 21, às 8h e 13h. Também no dia 21, o IFSP sedia o encontro “Retratos de leitores do Brasil”, com as convidadas Zoara Failla, Silvana Santoro e Edi Pereira, às 8h e 13h.

“Música e Poesia – Seresteiros cantam Vinicius de Moraes”, com participação especial de Silvana Santoro, é destaque no dia 16, no Espaço Arte Multicultural
No dia 22, às 10h, o SESI Araraquara recebe o encontro “Aqui Que Vence a Dor: Vozes Sobre o Invisível”, com Lucas Tannuri, Moacir Calarga e Gustavo Gandolf, unindo arte e sensibilidade em torno de temas humanos e sociais. No dia 23, o Senac Araraquara promove uma mesa literária com o autor e ilustrador Lucas Tannuri, em dois horários (9h e 16h), enquanto a noite reserva a conversa “Quando a Vida Vira Literatura”, com Dani Raphael e Glauco Keller Villas Boas, na Uniara, às 19h. Ainda no dia 23, Ignácio de Loyola Brandão e Lilian Liang participam da mesa “Tempos” na Arena da Necta, em Ribeirão Preto, e repetem o encontro em Ibaté, na Biblioteca Comendador Nello Morganti, no dia 24, às 19h.

A atividade "Onde Mora a Poesia", com Lilian Penteado e Dani Raphael, será realizada no dia 29, às 9h, no Senac Araraquara, onde as autoras falam sobre o papel da poesia e da arte como espaços de transformação, sensibilidade e encontro — uma celebração do que é íntimo e coletivo. Um diálogo entre duas mulheres que vivem a arte como necessidade vital.

Encerrando o mês, no dia 30, pela manhã, às 10h, tem a mesa literária "A Leveza do Ser Insustentável", com as autoras Fabi Virgílio e Lilian Penteado e mediação de Dani Raphael, no Anfiteatro B UNESP; fechando a programação, o “Esquenta FliSol” convida o público a uma celebração musical com o espetáculo “Música e Poesia – Seresteiros”, na Praça das Bandeiras, às 19h30.

Toda a programação é gratuita. Realizada pelo Ministério da Cultura e Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, e da Secretaria Municipal da Educação, a FliSol 2025 acontecerá entre os dias 3 e 9 de novembro. Com parceiros e apoiadores como Sesc, Senac, Sesi, Unesp, Uniara, Instituto Federal de São Paulo, Academia Araraquarense de Letras, Hotel Municipal, Paraty Mobilidade, Casa do Saci, Café com Pernas, EPTV e EP FM, a FliSol chega este ano a sua 4ª edição e reforça seu papel como uma das principais plataformas culturais do interior paulista. O evento conta ainda com patrocínio da Necta e do Sicoob Araraquara. Mais informações podem ser consultadas no site oficial: flisol.com.br.


Agenda “Esquenta FliSol” - Outubro

• Imersão na literatura de Itamar Vieira Junior
Participam: Escola Estadual Bento de Abreu, SESI Araraquara, IFSP- Matão/ Clube do Livro Umbutu, Objetivo Araraquara e COC Araraquara

* Terça-feira (14 de outubro)
8h30: Encontro com Ariane Porto, autora do Doc. “Mama Minha"
Local: Sicoob Araraquara (Av. Barroso, 350 – Centro)

19h: Documentário “Mama Minha” e lançamento do livro de Ariane Porto
Local: Uniara – Unidade 1 (Rua Carlos Gomes, 1338 - Centro)

14h: Palestra sobre o autor Itamar Vieira Junior na Semana de Pedagogia da UNESP - Palestrante Profª Vanessa Ventura
Local: Unesp/Palestra (Anfiteatro A) - Rod. Araraquara-Jaú Km 1 - Campus

• Terça-feira (14 de outubro)
8h e 13h Flisolzinha Conhecendo A Biblioteca
Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)

• Quinta-feira (16 de outubro)
19h30: “Música e Poesia – Seresteiros cantam Vinicius de Moraes”, com participação especial: Silvana Santoro
Local: Espaço Arte Multicultural (Rua Itália, 1934, Centro de Araraquara)

* Terça-feira (21 de outubro)
8h e 13h: Flisolzinha Conhecendo A Biblioteca
Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)

8h: Mediação de Leitura Interpretativa do Livro Chupim
Local: Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)

8h e 13h: Retratos de leitores do Brasil, com convidadas Zoara Failla , Silvana Santoro e Edi
Local: IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo / Campus Araraquara (Rua Doutor Aldo Benedito Pierri, 250 - Jardim Paulo Freire)

• Quarta-feira (22 de outubro)
10h: “Aqui Que Vence a Dor: Vozes Sobre o Invisível”, com os participantes: Lucas Tannuri, Moacir Calarga e Gustavo Gandolf
Local: Sesi Araraquara (Av. Octaviano de Arruda Campos, 686 - Jardim Floridiana - Vila Xavier)

• Quinta-feira (23 de outubro)
9h e 16h: Mesa Literária com o autor e ilustrador Lucas Tannuri
Local: Senac Araraquara (Rua João Gurgel, 1935 – Carmo)

19h: Mesa Literária: “Quando A Vida Vira Literatura”, com os autores Dani Raphael e Glauco
Local: Uniara – Unidade 1 (Rua Carlos Gomes, 1338 - Centro)

15h30: Mesa Literária “Tempos”, com os autores: Ignácio de Loyola Brandão e Lilian Liang
Local: Arena da Necta - Ribeirão Preto

• Sexta-feira (24 de outubro)
19h: Mesa Literária “Tempos”, com os autores: Ignácio de Loyola Brandão e Lilian Liang
Local: Ibaté - Biblioteca Pública Municipal Comendador Nello Morganti (Av. São João, 742 – Centro de Ibaté)

• Quarta-feira (29 de outubro)
9h: "Onde Mora a Poesia", com Lilian Penteado e Dani Raphael
Local: Senac Araraquara (Rua João Gurgel, 1935 – Carmo)

* Quinta-feira (30 de outubro)
19h30: “Música e Poesia – Seresteiros”
Local: Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho” (cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Av. Bandeirantes – Centro)

• Sexta-feira (30 de outubro)
10h às 12h: Mesa Literária: "A Leveza do Ser Insustentável", com as autoras Fabi Virgílio e Lilian Penteado e mediação de Dani Raphael
Local: Anfiteatro B UNESP (Rod. Araraquara Jaú, km 1)

Programação gratuita