Prefeitura realiza segunda campanha de coleta de resíduos eletroeletrônicos de 2025

Assim como na primeira edição, realizada em fevereiro, ação acontece na Praça Pedro de Toledo

Fotógrafo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
14/10/2025 - 08h00

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizará no próximo dia 25, das 8h às 13h, a 2ª Campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos de 2025 na Praça Pedro de Toledo. A ação é fruto da parceria do poder público com a EcoARES e a Casa Cairbar Schutel.

Entre os resíduos que serão recebidos estão aparelho celular, baterias, cabos e carregadores, caixa de som, calculadoras, cartuchos, toners, CD-roms, CPUs, DVDs, estabilizadores, fotocopiadoras, HDs, impressoras, monitores, mouses, no-breaks, placas de rede, placas de vídeo, placas-mãe, processadores, teclados, fax e aparelhos de telefone, microondas, scanners, ventiladores, liquidificadores, TVs, freezers e geladeiras.

Realizadas anualmente desde 2014, as campanhas já coletaram mais de 41 toneladas de resíduos eletroeletrônicos (REE). O objetivo é conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da coleta seletiva, da destinação correta e da reciclagem dos REE. Além do benefício ambiental, há também a função socioeconômica, visto que a Casa Cairbar Schutel é diretamente beneficiada: o projeto Oficina de Reciclagem de Resíduos Eletroeletrônicos contribui com a reabilitação psicossocial dos assistidos, ensinando-lhes uma nova profissão e a possibilidade de reintegração ao mercado de trabalho. Representa, ainda, um aumento considerável da receita da entidade, proveniente da comercialização dos produtos extraídos dos aparelhos.


Por que fazer o descarte dos resíduos eletrônicos de forma correta?

A preocupação ambiental em relação aos resíduos eletroeletrônicos vem crescendo em todo o mundo, pois, quando descartados de forma incorreta, acabam liberando substâncias tóxicas (como mercúrio, cádmio, arsênio, cobre, chumbo e alumínio) que contaminam o solo e podem atingir os lençóis freáticos, poluindo regiões inteiras. Da mesma maneira, o avanço acelerado do desenvolvimento tecnológico encurtou o ciclo de vida dos equipamentos de informática, gerando uma enorme quantidade de resíduos que na maioria das vezes não recebe destino adequado. "Visando o desenvolvimento sustentável do município de Araraquara, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente conta com a participação da população nesse importante evento", afirma Marina Sacchi Ferreira, subsecretária de Projetos, Qualidade e Gestão Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.


SERVIÇO
Campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos
Local: Praça Pedro de Toledo
Data: 25/10
Horário: das 8h às 13h

Galeria de Fotos