Participação em eventos e realização de treinamentos fortalecem qualificação profissional da equipe
Fotógrafo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
01/10/2025 - 23h20
Entre os dias 22 e 29 de setembro, os profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Araraquara realizaram diversas atividades de capacitação, reforçando o compromisso da unidade com a qualificação permanente da equipe e a melhoria da assistência prestada aos trabalhadores da região.
De 22 a 25 de setembro, representantes do CEREST participaram do 22º Encontro Estadual da RENAST/SP (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador). O evento reuniu profissionais de todo o estado para debater avanços, desafios e diretrizes no campo da saúde do trabalhador, fortalecendo a troca de experiências e a integração das políticas públicas.
No dia 25, a própria unidade sediou uma formação oferecida aos profissionais do CEREST, pelo SESMT da Prefeitura de Araraquara, voltada ao combate a princípios de incêndio e primeiros socorros. O treinamento proporcionou habilidades práticas essenciais para situações de emergência, promovendo maior segurança tanto para os servidores quanto para a comunidade atendida.
Já em 26 de setembro, a enfermeira do trabalho do CEREST, Erica Campesan, ministrou uma capacitação para os agentes funerários da empresa Sinsef, com foco na prevenção de acidentes biológicos. A atividade evidenciou o papel multiplicador do CEREST, que, além de se capacitar, também difunde conhecimento técnico para categorias profissionais expostas a riscos.
Encerrando a semana, no sábado (27) a equipe participou do 1º Congresso de Saúde, Segurança e Bem-Estar no Trabalho, realizado em São Carlos. Com o tema "Segurança, Saúde e Bem-Estar: Pilares para Empresas que Cuidam de Gente", o encontro ampliou o repertório técnico-científico da equipe, reunindo especialistas e pesquisadores para discutir temas atuais e inovadores da área, com foco nas práticas de inspeção e avaliação a serem adotadas a partir da nova NR1.
De acordo com Celina Garrido, chefe de unidade do CEREST, a participação nessas formações é fundamental. "A constante atualização garante que a equipe esteja preparada para enfrentar os desafios do mundo do trabalho, que se transforma rapidamente com novas tecnologias, formas de organização laboral e riscos emergentes. Além disso, possibilita o fortalecimento da rede de atenção, a integração com diferentes setores e a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população trabalhadora".
Para Celina, atividades como essas "reafirmam o papel do CEREST de Araraquara como referência regional não apenas na assistência, mas também na produção e disseminação de conhecimento em saúde do trabalhador".