Eliana Honain, ex-secretária de Saúde, esteve no bairro acompanhando a finalização da reforma e ampliação da UBS e construção do quiosque para atividades externas; as obras foram iniciadas pelo Governo Edinho
Fotógrafo: Divulgação
15/09/2025 - 23h21
Unidade de Saúde do Hortências passa por reforma e ampliação; obra é do OP e teve início no Governo Edinho
O Parque das Hortências vai ganhar uma unidade de saúde totalmente reformada e ampliada, além de um quiosque para atividades externas com a comunidade. A obra, que está sendo finalizada, teve início no Governo Edinho, em 2024, com um investimento da ordem de R$ 1,5 milhão, de recursos do governo federal.
Na última semana, a ex-secretária de Saúde, Eliana Honain, acompanhou a finalização da obra. “Estou emocionada ao ver essa obra tão linda de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde “Dr. José Nigro Neto” e construção desse quiosque que vai trazer muitos benefícios para a população. Essa obra é uma conquista da comunidade no Orçamento Participativo. A população do Hortências sempre se mobilizou, sempre esteve presente nas plenárias reivindicando melhorias”, destacou Eliana.
No bairro, o Governo Edinho entregou, por meio do OP, a reforma da Área de Lazer “George Washington Rocha”, além da reforma da EMEF “Professor Henrique Scabello” e do CER “Professora Anunciata Lia David” e deixou em andamento para a atual administração finalizar e entregar a Travessia de Acesso ao Hortência, conhecida como Travessia do Aparecidinha, no valor de R$ 550 mil. Também, no bairro, Edinho construiu um PEV (Ponto de Entrega de Entulhos e Volumosos), reformou o CRAS Hortências, além de ser o primeiro bairro 100% LED.
Eliana Honain lembrou que a Unidade de Saúde do bairro que passa hoje por obras foi inaugurada em março de 2004, ainda na primeira gestão de Edinho. Depois, a UBS passou por ampliação, em 2015, no Governo Barbieri. E, em 2024, Edinho novamente prefeito conquistou recursos junto ao governo Lula para essa reforma e ampliação. “Essa obra faz parte do pacote de 24 obras da saúde que assinamos convênio junto ao Ministério da Saúde do governo Lula”, lembrou Eliana.
Dentre os serviços realizados no local estão a reforma geral do edifício existente e construção de novo bloco contendo ambientes como consultório ginecológico, dois consultórios, sala de estabilização, sanitários acessíveis, área de serviços, sala de espera e abrigo de ambulância. Além disso, conta com a construção de quiosque com sanitários acessíveis, depósito e copa anexos, estacionamento interno para funcionários - com previsão de vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência -, climatização de ambientes com aparelhos de ar-condicionado e instalação de sistema de segurança patrimonial com câmeras e alarme.
A unidade é referência para 4.407 pessoas e atende, além do Parque das Hortências, os moradores da Vila Nossa Senhora Aparecida e Mário M. Kaibara. “É mais um presente para a essa população que merece todas essas benfeitorias. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história”, concluiu Eliana Honain.