Eventos do Maio Laranja abordam prevenção e combate à violência sexual infanto-juvenil

Palestras e outras atividades têm foco na conscientização e no enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes

15/05/2025 - 00h22

O Maio Laranja é uma campanha de conscientização que tem como objetivo dar visibilidade e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. São ações que informam, mobilizam e convocam a sociedade a promover a defesa dos direitos desses jovens, estimulando a denúncia de casos e ensinando formas de protegê-los. Em 2025, Araraquara terá uma série de eventos relacionados ao tema.

As palestras com a psicóloga Angela de Mello acontecerão uma vez por semana, durante todo o mês, na sede da ADRA Araraquara para as crianças atendidas pelo projeto e suas famílias. Para o público em geral, a palestra com a profissional será no dia 15 de maio, no Centro Cultural e Assistencial Oficina das Meninas, às 19h.

No sábado (17), uma caminhada sairá da Praça Santa Cruz, às 9h, em direção ao Parque Infantil. O evento no parque segue das 9h30 às 13h, com distribuição de material informativo, orientação de profissionais e atividades lúdicas, como pintura facial e oficina com carimbos, além de distribuição de pipoca. No dia 18 de maio, que é oficialmente o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Teatro Municipal será palco da coreografia "Quem Você Menos Espera", seguida de uma conversa sobre o processo criativo.

Já no dia 21, das 9h às 12h, ocorre a palestra "Violência sexual contra crianças e adolescentes na perspectiva preventiva e a atuação das redes sociais", no prédio da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp. Para participar é necessário se inscrever com antecedência. O formulário online está disponível no link: https://forms.gle/xRX4T8i34ofkgvam8

Angela de Mello, psicóloga convidada para as palestras na ADRA, ressalta a necessidade dos responsáveis estarem atentos ao assunto. "Tem várias coisas que um adulto pode fazer para proteger uma criança. Algumas delas são a comunicação, a educação, o fortalecimento emocional e a supervisão". Para a profissional, escutar a vítima e procurar apoio é indispensável. "É um passo fundamental para interromper o abuso e proteger tanto a criança em questão como outras possíveis vítimas. Para preservar o máximo possível a criança e a família, é necessário agilidade na rede de proteção", afirma Angela.

Meire Laurindo, vice-Prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, destaca a importância da conscientização sobre o assunto. "Eu apoio e incentivo este evento que aborda um tema muito importante: combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, que causa sérias consequências nas vidas das vítimas. Muitas vezes, essas vítimas não se sentem apoiadas, principalmente por seus familiares. Como agentes públicos, nossa responsabilidade é oferecer suporte e encaminhamentos necessários para que crianças e adolescentes vítimas de abuso, bem como suas famílias, possam encontrar apoio nos serviços sociais do Município. É essencial divulgar e discutir amplamente esse tema nas escolas e em outros locais para combater firmemente essa forma de exploração".

A programação do Maio Laranja 2025 é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Câmara Municipal, por meio das vereadoras Fabi Virgílio, Filipa Brunelli e Maria Paula (PT).

Confira a programação completa:

15/05 – Palestra para os pais – "Proteção e Prevenção ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes"

Palestrante: Psicóloga Angela de Mello

Local: Centro Cultural e Assistencial Oficina das Meninas

R. Padre Manoel da Nobrega, 552 - Parque Alvorada, Araraquara

Horário: 19h

 

17/05 – Caminhada começando na Praça Santa Cruz e indo até o Parque Infantil

Horário da chegada na Praça Santa Cruz: 8h30

Horário do início da caminhada: 9h

Término no Parque Infantil

 

17/05 – Evento no Parque

Local: Parque Infantil – Rua São Bento, entre as Avenidas Professor Jorge Corrêa e São Geraldo

Horário: 9h30 às 13h

 

18/05 – Coreografia "Quem Você Menos Espera", seguido de "Conversa do Processo Criativo"

Coreógrafo: Rafael Otoni

Bailarina: Maiza Beatriz de Jesus Soares

Local: Teatro Municipal de Araraquara

Av. Bento de Abreu - Centro, Araraquara - SP,

Horário: 19h

 

21/05 – Palestra "Violência sexual contra crianças e adolescentes na perspectiva preventiva e a atuação das redes sociais"

Palestrantes: Andreza Marques de Castro Leão, Joice de Lima Machado, Josué Aparecido Alves Pinto Junior

Realização: CREAS Girassóis em parceria com a GEPVAC (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Violências contra Adolescentes e Crianças) da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (FCLAR)

Horário: das 9h às 12h

Local: Sala 90 da FCLAR – Faculdade de Ciências e Letras da Unesp

Rod. Araraquara Jaú, Campos Ville, Araraquara, SP

Inscrições: https://forms.gle/xRX4T8i34ofkgvam8

Vagas Limitadas

Galeria de Fotos