Abertura do Território da Arte celebra Dia do Artista Plástico (dia 08)

Abertura da mostra de Artes Visuais terá exposição de artistas selecionados, música com Quarteto da Orquestra Jovem e performance com Técnico em Teatro do Senac

Fotógrafo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
01/05/2025 - 00h35

Na próxima quinta-feira, 08 de maio, o Teatro Municipal será palco de uma abertura cheia de expressão para a 22ª edição do Território da Arte de Araraquara, uma das principais mostras de Artes Visuais do interior paulista. A cerimônia, marcada para às 19h com entrada gratuita, celebra também o Dia do Artista Plástico — e faz jus à data, unindo à exposição de Artes Visuais, duas linguagens artísticas em destaque: música e teatro.

A noite começa com a apresentação do Quarteto da Orquestra Jovem de Araraquara, projeto sociocultural coordenado por Marcelo Antônio Fernandes, que oferece aulas de instrumentos de cordas e musicalização há 15 anos, transformando a realidade de crianças, jovens e adultos por meio do ensino gratuito de música.

Formado por músicos em formação e apaixonados pela arte, o Quarteto – com Eduardo Felipe (violino I), Ronei Efigênio (violino II), Lucas Chagas (viola), e João Luiz (violoncelo) - traz no repertório obras que conectam diferentes gerações por meio da música, com clássicos da música erudita, popular brasileira e internacional, trilhas de filmes, séries e games.

Em seguida, a performance “(Nossa) Cena é o Brasil” será conduzida pelos alunos das turmas 24 e 25 do Curso Técnico em Teatro do Senac Araraquara. Sob direção de Nara Marques e assistência de Mailson Dantas, a encenação mergulha no espírito da Semana de Arte Moderna, trazendo uma leitura crítica e poética do Brasil a partir do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade. O texto coletivo da Turma 25 propõe um Brasil como protagonista de suas próprias histórias, ecoando vozes invisibilizadas e tensionando memórias culturais.

A abertura conta com a exposição das obras selecionadas para a mostra e a cerimônia de premiação dos artistas visuais. Sob o tema “Onde habita o pensamento?”, o Território da Arte 2024 convida o público a refletir sobre os espaços — físicos e simbólicos — onde se formam ideias, gestos e criações. A secretária municipal de Cultura, Euzânia Andrade, lembra que “o Território da Arte reafirma seu papel como um espaço de encontro e reflexão sobre a arte contemporânea, valorizando a diversidade e a potência criativa dos artistas locais e regionais.”

Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, o evento segue até 08 de junho, com ampla programação gratuita, que inclui exposições, oficinas, mesas de conversa e atividades educativas. A curadoria desta edição está a cargo de Rita Michelutti, Débora Paiva, Erika Pozetti e Joel Venceslau, profissionais que valorizam a diversidade da produção artística e o surgimento de novos talentos. A equipe de produção conta também com: Denise Zakaib, Alessandra Lima e Carol Guimarães.

A programação completa do Território da Arte de Araraquara pode ser conferida no site e redes sociais da Prefeitura de Araraquara e também no Instagram do evento (/territoriodaarteararaquara) e da Secretaria de Cultura (/cultura.araraquara).

O Teatro Municipal Clodoaldo Medina está localizado na Av. Bento de Abreu, s/n°, na Praça Lívio Abramo, bairro Jardim Primavera.

SERVIÇO:

Abertura do 22º Território da Arte de Araraquara

Local: Teatro Municipal Clodoaldo Medina (Av. Bento de Abreu, s/n° - Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)

Data: quinta-feira (08 de maio)

Horário: 19 horas

Entrada gratuita

Galeria de Fotos