100 dias de Governo: Prefeitura intensifica fiscalização ambiental e cria comitês estratégicos

Combate às queimadas, ações de preservação dos recursos naturais e criação de comitês para enfrentar riscos climáticos estão entre as principais ações dos primeiros três meses de 2025

Fotógrafo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
29/04/2025 - 21h04

Sob o lema “Com ação, respeito e cuidado, Araraquara volta a avançar!”, a administração do prefeito Dr. Lapena completa seus primeiros 100 dias de governo destacando ações concretas e transformadoras. Com foco na qualidade dos serviços públicos, responsabilidade fiscal e transparência, a Prefeitura traz uma série especial para apresentar, por etapas, os principais avanços da atual gestão.

Nesta edição, os destaques ficam por conta das ações realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente e pela Defesa Civil, áreas que vêm desempenhando papel estratégico na promoção da segurança e do bem-estar da população, além da preservação dos recursos naturais do município.

Um dos principais focos das equipes tem sido o enfrentamento às queimadas urbanas e a fiscalização ambiental. Nos últimos 100 dias, foram identificados 27 focos de incêndio. Também houve registro de quatro casos de uso irregular do herbicida glifosato, bem como identificação de 125 podas drásticas e 33 casos de supressão arbórea, além da aplicação de 295 notificações de infração ambiental.

O monitoramento de resíduos da construção civil e volumosos (RCCV) também tem avançado, com 188 casos de descarte irregular identificados. Outra ação realizada nos primeiros meses de 2025 foi a retirada de árvores condenadas, que há anos apresentavam risco à população. A remoção ocorreu mediante laudos técnicos.

Além disso, a Prefeitura tem mantido o monitoramento constante das Áreas de Proteção Permanente (APP), reforçando o compromisso com a preservação dos ecossistemas locais.

Dois comitês fundamentais para fortalecer a atuação do Município frente aos desafios ambientais também foram criados: o Comitê de Avaliação de Árvores de Grande Porte e Risco, com a participação da Defesa Civil, CPFL e Secretaria de Obras, e o Comitê Técnico de Redução de Riscos de Desastres e Impactos Ambientais, responsável por desenvolver políticas públicas voltadas à adaptação às mudanças climáticas e à prevenção de desastres naturais.

Nas próximas edições da série “100 dias de governo”, outras secretarias terão suas ações detalhadas. Ao final da campanha, todas as informações consolidadas estarão disponíveis em um link que será disponibilizado pela Secretaria de Comunicação.