100 dias de Governo: Combate à dengue marca área da saúde

Plano emergencial de combate à dengue se destaca entre as principais ações nos primeiros meses da gestão do prefeito Dr. Lapena

Fotógrafo: Ilustração
16/04/2025 - 22h54

O ano de 2025 tem sido marcado pelo crescimento dos casos de dengue em todo o País, incluindo Araraquara. Diante desse cenário, uma das principais ações executadas nos primeiros três meses de gestão do prefeito Dr. Lapena na área da saúde foi a implantação de um plano emergencial de combate à dengue.

A iniciativa contou com a ativação do dengário, que possui capacidade para realizar até 500 atendimentos por dia. A Prefeitura mobilizou ainda as 34 UBS (Unidades Básicas de Saúde), as três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e o Hospital Melhado no plano de combate à doença.

Outras ações importantes da Secretaria da Saúde foram a expansão das atividades do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que passou a atender no Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), bem como o início do processo de colaboração com a Casa Cairbar, com o objetivo de ampliar o número de internações para dependentes químicos.

Novas parcerias também estão em andamento, envolvendo instituições de referência, como o Hospital do Câncer de Barretos e a Associação Procordis, fortalecendo ainda mais a rede de cuidados da cidade.

Também houve reforço na supervisão da qualidade dos serviços prestados pela Maternidade Gota de Leite, garantindo segurança e acolhimento às gestantes e recém-nascidos.

Além disso, visando modernizar e agilizar o atendimento, a Secretaria da Saúde deu início aos estudos para a implantação do Tele Saúde em 11 UBS, o que permitirá maior acessibilidade e eficiência na orientação dos pacientes.

Vale destacar que a cada edição deste especial outras áreas da gestão municipal serão abordadas. Ao final da série, a Secretaria de Comunicação disponibilizará um link com todas as informações consolidadas.