Coordenadora destaca importância do Curso para Imigrantes

Capacitação teve primeira aula realizada no último sábado (17) e terá sequência neste sábado (24) na sede da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular

Fotógrafo: Divulgação
21/06/2023 - 21h14

Na manhã do último sábado (17), a sede da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, que fica na Rua Voluntários da Pátria, 2438, Centro, sediou o primeiro dia de atividades do Curso para Imigrantes e Refugiados em Araraquara.

A coordenadora de Direitos Humanos, Renata Fattah, comemorou o resultado do primeiro encontro. "A implementação do curso de boas-vindas para imigrantes torna-se essencial no sentido de oferecer uma orientação mais abrangente a essa população que chega ao nosso município com escassas informações sobre como acessar os serviços públicos disponíveis", comentou.

Segundo ela, muitos deles desconhecem que os direitos garantidos pela Constituição Federal também se aplicam aos estrangeiros. "Um exemplo prático dessa falta de conhecimento ocorre na área da saúde, onde acredita-se erroneamente que o acesso só é possível mediante pagamento, ignorando a existência do SUS (Sistema Único de Saúde) e como utilizá-lo. Essa falta de informação se estende às demais áreas do setor público, o que torna o curso uma ferramenta essencial para orientar esses indivíduos", acrescentou Renata.

Os temas abordados no curso foram: regularização migratória, direito à assistência social, direito à segurança alimentar, direito à saúde, direito à educação, acesso à justiça, direito ao trabalho decente, e cultura e lazer.

A atividade, que terá sequência neste sábado (24), das 13h às 16h, é promovida pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Secretaria da Educação e Escola de Governo, em uma parceria com a Unesp. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo link https://forms.gle/1Y4mAMNsJPB2m9bX9. Os telefones para contato são (16) 3327-7253 e (16) 99769-7548.